Imagine comigo o seguinte cenário: você comprou sua passagem da Latam, programou toda a sua viagem, reservou o hotel, planejou o translado, e então, pouco tempo antes da viagem chega um e-mail da Latam informando que o voo foi cancelado.

Como se não bastasse, a cia te oferece duas opções absurdas de reacomodação que não se encaixam nos seus planos. Ou pior: quando a empresa simplesmente te coloca em outro voo à escolha dela, sem nem te consultar.

Se isso aconteceu com você, saiba que não está sozinho. Esse cenário tem se repetido muito, e aqui no escritório temos recebido vários clientes prejudicados pela Latam sem nenhum motivo ou explicação.

Então não se preocupe: é possível transformar seu pesadelo em algo bom!

A Latam pode mudar meu voo?

Infelizmente sim. Existe uma norma especial na aviação civil que deve ser seguida por todas as companhias aéreas – a Resolução 400 da ANAC – e lá estão previstas várias atitudes que as cias podem ou não fazer.

Uma delas é o direito de mudar seu voo com uma antecedência mínima de 72 horas, desde que te avisem nesse mesmo prazo e te concedam o direito de remarcar o voo.

Porém, o que mais acontece é cia aérea avisar em cima da hora. Isso quando avisam!

Infelizmente as cias têm o péssimo hábito de deixar seu consumidor no escuro e não avisar sobre importantes mudanças no itinerário com antecedência. Por isso é importante estar sempre atento ao site e aos aplicativos da empresa.

Mas mesmo cancelando, a cia aérea precisa te dar opções, como ser reacomodado em outro voo, ou então receber o reembolso integral de suas passagens.

Nesse cenário de abusos, estamos vendo um crescente número de casos em que a Latam tem enviado um e-mail informando do cancelamento do voo e oferecendo somente a opção de remarcação para dias ou horários que não atendem aos passageiros.

E isso tem ocorrido principalmente próximo aos feriados, quando os voos são mais concorridos e as passagens são mais caras.

Apesar disso, se você também recebeu esse e-mail da companhia aérea e acha que todos os seus planos estão acabados, temos uma boa notícia: essa passagem cancelada pode se tornar um bilhete premiado!

Quais são os meus direitos se eu receber esse e-mail da Latam?

Dependendo do dia e da hora em que você receber este e-mail, talvez não seja possível garantir que você viajará no horário que havia reservado com tanta antecedência.

Mas como dissemos, para quem teve o desprazer de ter seu voo cancelado, nem tudo está perdido.

É possível conseguir uma compensação com a Latam pelos abusos que ela cometeu contra você, principalmente nessa indesejada mudança de planos.

Isso mesmo, pela lei, quem causar prejuízos ao outro deve arcar com eles, ou pelo menos compensá-los. E é justamente o que buscamos: uma compensação pelos seus direitos e seu tempo perdidos.

Nos dias atuais, o tempo é a nossa moeda mais valiosa, e por isso é injusto que você seja obrigado a gastá-lo por conta de falhas operacionais de uma empresa que deveria trabalhar com perfeição.

Se por um lado temos poucas cias aéreas no Brasil, por outro há mais de uma forma de buscar seus direitos e mostrar que o passageiro merece respeito.

Então não se preocupe: nem todos os casos precisam ser levados à Justiça.

Como estamos há muitos anos protegendo o Direito dos Passageiros, nós já estabelecemos um contato direto com as cias aéreas e sabemos exatamente como elas pensam, o que facilita na hora de conseguirmos uma boa compensação para nossos clientes.

Pensando nisso, desenvolvemos uma metodologia prática e rápida para buscar os direitos dos nossos clientes diretamente com a Latam.

Não é sobre dinheiro, é sobre DIREITO, e estamos aqui para te ajudar.

Se sua viagem foi atrapalhada por uma cia aérea, independentemente do motivo, conte conosco para buscar uma forma de você ser recompensado por tamanha confusão.

Lute pelos seus direitos e mostre às empresas que seu tempo é valioso.

Gostou do nosso conteúdo?

Compartilhe com um amigo e cadastre-se gratuitamente na nossa Newsletter para receber nossos artigos em primeira mão!

Se tiver dúvidas sobre nosso artigo ou precisar de algum auxílio entre em contato conosco que será um prazer te ajudar: contato@gmbadvogados.com

Até a próxima!


Este artigo foi elaborado por Aline Pinheiro, com a supervisão de Lucas Monteiro de Barros.

Compartilhe esse post: