Planejar uma viagem não é uma tarefa fácil, e nos últimos tempos tem se tornado um desafio ainda maior.
Você programa férias na empresa, combina com a família uma data em que todos poderão ir, e então compra as passagens aéreas em um dia e horários perfeitos.
Até que, poucos dias antes do voo, você recebe um e-mail informando que “o itinerário foi alterado”.
Antes de começar, clique aqui e cadastre-se gratuitamente na nossa Newsletter para receber nossos artigos em primeira mão.
Nos últimos meses, muitos passageiros têm recebido esse e-mail da LATAM informando que o voo foi alterado. E a mudança quase sempre é péssima: o horários tarde da noite, ou então e com conexões cansativas e não programadas.
Para os passageiros mais antigos, viajar na saudosa cia aérea TAM era o símbolo de uma viagem tranquila, com fartas refeições e um atendimento impecável. As tarifas eram mais altas, mas valia a pena cada centavo.
Nos últimos tempos, inclusive, têm sido noticiados supostos problemas financeiros da empresa. Mas, ao que parece, o real problema é operacional. E a vítima? O consumidor.
Primeiro, não se desespere. A boa notícia é que para esse abuso há uma solução.
Isso tem acontecido com vários passageiros, e nós temos trabalhado diariamente para ajudar a todos, principalmente com dicas para o que fazer..
Mas antes de te falar essas dicas, eu tenho que acabar com alguns mitos.
Você sabia que a LATAM tem o direito de alterar o seu voo?
Pode parecer um grande absurdo, mas a nossa lei prevê esse direito à LATAM, e às outras cias aéreas também.
A cia aérea possui o direito de alterar qualquer voo, desde que seja feita com antecedência de 72 horas do voo original.
Ou seja, se você tem um voo agendado para sexta-feira às 20h, a cia aérea só pode te informar sobre qualquer alteração até às 20h da terça-feira anterior.
O impacto disso é sempre devastador para o passageiro. Afinal, é normal que a empresa adiante o seu voo de ida. Quando isso acontece, quem paga pela estadia a mais que você vai gastar? E se não houver hotéis disponíveis?
Apesar desse direito que a lei concede às cias aéreas, ela também cria um dever: o de informar ao passageiro com a antecedência de 72h e o de conceder o direito a remarcar o voo ou cancelar as passagens sem custos.
É triste falar, mas a LATAM quase não faz isso.
O passageiro que lute para conseguir saber se o seu voo foi alterado ou não.
E se chegar no aeroporto na hora errada, a empresa “lava as mãos”.
Então calma. A primeira coisa a se fazer na semana da sua viagem é verificar se seu voo está confirmado. Clique aqui para você ver se está tudo certo.
Mas se não tiver, você precisa estar preparado para brigar pelos seus direitos.
É possível reverter uma alteração de voo da LATAM?
Se o seu voo da LATAM foi alterado, eu tenho más notícias.
É muito provável que essa alteração ocorreu por alguma falha operacional da empresa. Por exemplo, a ausência de aeronaves ou até mesmo a necessidade de modificação de conexões.
E será muito difícil a reversão dessa situação, afinal, um passageiro sozinho não tem forças para obrigar uma empresa com lucros bilionários a levantar um voo.
Embora poucas pessoas saibam o que fazer, nem tudo está perdido. Foi por isso que eu me tornei o melhor amigo dos passageiros.
Lembra que eu falei que a empresa precisa fornecer a você o direito de remarcar o voo ou reembolsá-lo? Pois é, esta é a primeira medida: faça isso imediatamente e anote todos os protocolos.
E se ainda assim a empresa se recusar a conceder o seu direito, é com essas reclamações que você conseguirá ótimos benefícios da cia aérea.
É possível conseguir uma compensação?
A primeira atitude que os viajantes pensam é buscar uma indenização por essa alteração. Hoje em dia, todo mundo já ouviu falar em “dano moral”.
E se você não sabia dessa possibilidade, saiba que ela é verdade. Alguns passageiros conseguem indenizações que podem chegar a até 10 mil reais.
A lei determina que quem provocar um dano a alguém, deve indenizá-lo por isso. E todo dano é indenizável, até aquele que não conseguimos explicar, apenas sentir.
Como a dor de ter um voo cancelado sem explicações. Ou a raiva de descobrir que sua bagagem foi extraviada. Ou até mesmo a angústia e desespero de saber que chegará atrasado ao seu destino, tudo isso por culpa exclusiva da cia aérea.
É para minimizar esse sofrimento do passageiro que existem as regras e as leis, embora as cias aéreas, como a LATAM, continuem a descumpri-las.
E a melhor forma de garantir um bom serviço é lutar por ele.
E vou te dar as tão esperadas dicas para você se preparar.
O que deve fazer se a LATAM alterar o seu voo.
Antes de tudo, vou te dar um aviso: prepara-se, pois esta luta não será fácil. A cia aérea tem excelentes advogados e uma equipe treinada para dificultar o seu pedido.
Mas não recue, anote aí o que você pode fazer agora para garantir os seus direitos:
1. Procure um novo voo para a sua viagem. E pode ser até de outra cia aérea. Chamamos esse momento de reacomodação.
Antes de qualquer compensação, lembre-se que a sua viagem envolve uma expectativa, prazer e descanso. Não há dinheiro que pague isso.
2. Faça uma reclamação contra a LATAM. Lembre-se que a empresa é tão grande que somente com o registro da sua insatisfação é que teremos alguma mudança.
Com a reclamação, a estatística de insatisfação dos viajantes aumenta e isso pode gerar uma mudança no tratamento ao passageiro.
Essa reclamação pode ser feita através do call center da empresa no número 4002-5700, caso sua ligação seja de uma capital, ou então no número 0300 570 5700, em todo o Brasil.
Se você não tiver tempo para ficar no telefone, use o site do Consumidor.gov.
É uma plataforma do governo que permite ao viajante registrar uma reclamação direta com a empresa.
Lá você poderá fazer a sua reclamação e pedir uma compensação financeira, mas há a necessidade de seguir regras da plataforma. Caso contrário, sua reclamação nem chega à LATAM.
Para isso, eu escrevi um artigo com o passo a passo para sua reclamação funcionar. Clique aqui para ler o conteúdo.
Se a cia aérea se recusar a pagar uma compensação ou conceder algum benefício, você precisará de ajuda.
E essa ajuda pode vir de um advogado experiente, ou diretamente do judiciário.
Há causas em que você pode ingressar sozinho, embora seja sempre recomendado que você conte com o auxílio de um especialista.
Afinal, do outro lado a cia aérea conta com os melhores escritórios do país, e que são especialmente treinados para buscar falhas nas histórias dos passageiros.
Não deixe a LATAM atrapalhar a sua viagem. Busque sempre o respeito ao seu direito. Os passageiros precisam se unir cada vez mais em prol do combate a essas atitudes que são absurdas.
Um abraço e até a próxima!
Gostou do nosso conteúdo?
Compartilhe com um amigo e cadastre-se gratuitamente na nossa Newsletter para receber nossos artigos em primeira mão!
Se tiver dúvidas sobre nosso artigo ou quiser conversar a respeito, entre em contato conosco que será um prazer continuar esse assunto: contato@gmbadvogados.com