Vale tudo para se ter uma lua de mel inesquecível. Alguns casais renunciam a uma grande festa de casamento, músicos famosos ou aquele buffet tradicional.

Outros pedem vaquinha a familiares e até mesmo incluem sua viagem na lista de presentes. Não importa como e nem a forma, mas todos os casais querem realizar a viagem dos sonhos.

Desde o momento da escolha do destino, seja os românticos bistrôs nas ruas de Paris ou até mesmo alguma praia paradisíaca, todo cuidado e planejamento são necessários.

Essa viagem não pode ter nenhum perrengue.

Porém, um voo atrasado ou uma bagagem extraviada pode fazer com que sua viagem de lua de mel seja extremamente salgada.

A maioria dos casais não sabem como lidar com os problemas gerados pelas cias aéreas e a informação correta pode prevenir ou até mesmo minimizar os danos no sonho.

Afinal, vocês são recém-casados: a última coisa que desejariam era já enfrentar um enorme problema no pós-casamento. Mas é como os votos dizem: na alegria, e na tristeza…

A viagem de lua de mel exige alguma formalidade?

Não deixe a cia aérea salgar a sua lua de mel (2)

Muitos viajantes pensam que a compra de pacotes turísticos para viagem de lua de mel necessita de alguma formalidade.

Mas isso não é verdade. Nós estamos diante de uma viagem comum, mas que possui um grande sentimento por trás.

Tanto é que o nome “lua de mel” vem de um antepassado distante, aproximadamente 2 mil antes de Cristo.

Na Babilônia, o pai da noiva oferecia ao genro hidromel para ser consumido nos 30 dias imediatos ao casamento.

Com isso, ambos comemoram a união através dessa bebida que acabou gerando o nome que escutamos frequentemente.

Então, ao adquirir uma viagem de lua de mel, o passageiro poder até informar a seu agente de viagens, mas não há nenhuma formalidade jurídica ou proteção especial para isso.

Exceto, é claro, se for alguma promoção, em que a companhia aérea ou a agência de turismo dá algum brinde ou prêmio a recém-casados.

Viajante em lua de mel tem direito a algum benefício?

Não deixe a cia aérea salgar a sua lua de mel (3)

Essa é uma das perguntas que eu sempre escuto. Impressionante como os noivos gostam de receber um carinho especial, não é?  

Infelizmente, a nossa legislação não prevê nenhum benefício ao viajante de lua de mel, mas os costumes, que também são uma fonte de direito, mostram que é sempre interessante fornecer um carinho aos recém-casados.

Isso fideliza o consumidor e que pode retornar a usar os serviços.

Uma sugestão que eu sempre faço para os passageiros é levem a certidão de casamento para a viagem de lua de mel.

Muitos hotéis ou até mesmo cias aéreas, caso você se apresente como viajante em tal condição, podem conceder upgrades ou até mesmo benefícios.

Conheço pessoas que viajaram em classe executiva e isso não é apenas em filme que acontece. Use essa estratégia e me conte depois se isso aconteceu com você.

Pode me mandar no Instagram, será um prazer ler a sua história!

Mas nem tudo são flores em uma viagem de lua de mel.

Muitos são os casais que relatam que, apesar de tanto planejamento e preparação, são surpreendidos com um voo cancelado ou com uma bagagem desaparecida na viagem.

E quando isso ocorre, não tem upgrade que pague tanto sofrimento.

E é por isso que o passageiro precisa ficar atento.

O 1º maior pesadelo dos casais: Voo cancelado ou atrasado

Não deixe a cia aérea salgar a sua lua de mel (4)

Uma das formas de começar a lua de mel com o pé esquerdo é chegar ao aeroporto e descobrir que o seu voo foi cancelado ou está (muito) atrasado.

Ao chegar no aeroporto você vê uma fila quilométrica no guichê da cia aérea. Ainda não sabe o que está acontecendo, mas tem a certeza que tem algo errado.

São poucos funcionários atendendo os clientes, alguns começam a ficar irritados e outros até começam a xingar (nunca faça isso!) e então você descobre que o seu voo foi cancelado.

E você pode até tentar argumentar com o funcionário da cia aérea que se trata da viagem dos sonhos, ou até mesmo mostrar a certidão de casamento, como eu sugiro aos meus viajantes, mas infelizmente você não será melhor tratado por isso.

O mais importante nesse momento é manter a calma e evitar qualquer discussão, seja com os funcionários da cia aérea, ou com sua esposa/seu marido.

Então assim que tiver confirmado o atraso ou o cancelamento: exija da cia aérea imediatamente uma carta de cancelamento com a justificativa.

Eles são obrigados a fornecer esse documento em virtude de uma norma da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Mas, não deixe de conferir sempre quais as informações serão escritas nesse documento.

Não se assuste se a cia aérea escrever que o voo foi cancelado por questões climáticas, mesmo que esteja com um sol forte ou nem mesmo previsão de chuva.

Se isso ocorrer com você, exija imediatamente que o funcionário retifique a justificativa do cancelamento. Não deixe que a empresa te engane.

Você terá direito a reacomodação em outro voo para o destino, inclusive em voos de outra cia aérea. Então, exija seus direitos e tente minimizar os prejuízos.

Todas essas dicas também servem para casos de atraso de voo, sendo que após o atraso de 4 horas, a cia aérea deve obedecer a uma série de assistências, inclusive: alimentação, internet e até mesmo o fornecimento de hospedagem, se o passageiro estiver em um aeroporto que não é o da cidade em que reside.

O 2º maior pesadelo dos casais: Extravio de bagagem

Bagagem extraviada? Conte com um advogado especialista em direito dos viajantes.

Se tem uma conduta das cias aéreas que pode acabar com a lua de mel de um casal é o extravio de bagagem.

O passageiro chega ao destino totalmente em êxtase e querendo desfrutar do local escolhido há muito tempo. Mas, na esteira de devolução de bagagens, vem a surpresa: a bagagem sumiu!

E lá se vai embora o momento de felicidade, logo no início da viagem de comemoração.

Eu já escrevi um artigo contando 3 atitudes que você deve tomar imediatamente após o extravio de bagagem, mas vou explicar de uma forma resumida os direitos que os passageiros possuem nesses casos.

A cia aérea deve localizar a bagagem em 7 dias para voos nacionais e 21 dias para voos internacionais.

E há grandes chances de eles não encontrarem e sua viagem de lua de mel inteira sem a sua bagagem.

Uma dica que eu dou aos meus clientes: comprem roupas necessárias para substituir e guardem todos os recibos, ainda que em língua estrangeira, para comprovar e validar o pedido de reembolso.

A cia aérea é obrigada a te ressarcir esses valores.

E tão logo você retorne de viagem, tome as medidas necessárias para pedir o reembolso.

O que um casal pode fazer após um problema na lua de mel?

Conte sempre com um advogado especialista em direito dos viajantes (1)

Talvez a sua viagem não tenha sido como o planejado nos sonhos. E isso não está nada bem, afinal, sonho destruído é pior que se tivesse nem acontecido.

Eu sempre digo aos viajantes que me procuram após acontecer os problemas aéreos para colherem todas as provas possíveis, sejam guardando documentos ou tirando fotos ou vídeos.

Aquele celular velho pode ser um grande aliado nesse momento, pois não se assuste se futuramente a cia aérea negar o ocorrido ou então dizer que foi apenas um “mal-entendido”.

Independente disso, não deixe de curtir a sua lua de mel.

E isso é o que acontece com muitos passageiros que focam no problema e esquecem do verdadeiro motivo de viagem: curtir a viagem.

Ao terem problemas com as cias aéreas, o viajante deve tomar as medidas necessários no momento, guardando documentos, tirando fotos, gravando vídeos do péssimo tratamento, para depois da viagem procurar o auxílio de algum advogado para tomar as medidas necessárias.

Apesar do sentimento ruim, a única forma de reparação possível não poderá ocorrer no momento da dor. Então, aproveite a viagem depois de reunir todas as provas.

Agora, se você já voltou e está engajado na luta contra a cia aérea, há 3 formas para os viajantes reclamarem do péssimo tratamento que tiveram:

1. Reclamação diretamente no Call Center da empresa: Essa é a velha forma e que a maioria das pessoas já conhecem. Você liga, escuta aquela musiquinha durante muito tempo e uma atendente vai anotar a sua reclamação. Não se assuste se nem pedirem desculpa pelo fato. Infelizmente, o serviço aéreo no Brasil piorou muito;

2. Reclamação no site consumidor.gov: Esse é um grande aliado do consumidor e que poucas pessoas sabem da existência. Eu até já fiz um artigo somente sobre esse tema (clique aqui) e explicando o passo a passo para a reclamação;

3. Buscar seus direitos na Justiça: Essa deve ser a sua última opção, mas saiba que muitas cias aéreas deixam para resolver na Justiça. A verdade é que os viajantes acabam vencidos pelo cansaço e muitos preferem deixar de lado, mas, como se trata de uma viagem importantíssima, um sonho, não deixe isso impune.

Em qualquer das hipóteses, não deixe de lutar pelos seus direitos. Se tiver sofrido com péssimo atendimento de uma cia aérea, busque formas de ser compensando por isso, ou pelo menos garanta que outras pessoas não sofrerão o mesmo que você.

Todos os viajantes, em especial os que vivem a lua de mel, devem se unir com o intuito de evitar novos erros e vitimar outros sonhos.

Nós consumidores temos que nos unir para conseguir que nossos direitos sejam respeitados e a qualidade de serviços essenciais como o transporte aéreo melhorem, em vez de piorar.

Gostou do nosso conteúdo?

Compartilhe com um amigo e assine a nossa Newsletter para receber nossos artigos em primeira mão!

Se tiver dúvidas sobre nosso artigo ou quiser conversar a respeito, entre em contato conosco que será um prazer continuar esse assunto: contato@gmbadvogados.com

Compartilhe esse post: